Principal / Uncategorized / Reveladas as primeiras imagens do projeto astronômico ALMA

Reveladas as primeiras imagens do projeto astronômico ALMA

Imagens obtidas no ALMA (Fonte da imagem: Projeto ALMA)

O grande projeto astronômico do Atacama, no Chile, acaba de abrir oficialmente para os astrônomos. Após um grande período de trabalho e ainda em construção, o ALMA iniciou as suas atividades, com alguns dos maiores e mais poderosos telescópios já criados. A observação (em regime de teste) foi executada por 12 das 66 antenas do projeto.
O ALMA se localiza na Planície Chajnantor, a 5.000 metros de altitude e o clima extremamente seco da região favorece a radioastronomia. O ALMA é capaz de captar comprimentos de onda milimétricos e submilimétricos 1.000 vezes mais longos do que aqueles da luz visível.
Isso possibilita a observação de objetos há uma distância muito grande, além de permitir a visão através de gás e nuvens de poeira cósmica. Devido a tanta precisão, milhares de cientistas tentaram ser os primeiros dentre os escolhidos para as primeiras pesquisas que foram abertas pelo projeto ALMA.

Imagens obtidas no ALMA 
(Fonte da imagem: Projeto ALMA)

Para completar o projeto, há a previsão de que ainda sejam necessários mais dois anos. Porém, quando ele estiver operando em capacidade total, será possível explorar o Cosmo como nunca feito antes. Ele possibilitará a obtenção de imagens referentes a elementos que estariam completamente invisíveis para os telescópios convencionais.
O ALMA é extremamente versátil, pois os telescópios trabalham de maneira cooperativa. Com isso, eles fornecem uma série de ângulos de visão, além de uma aproximação de imagem para obter detalhes do que está em observação. Confira, abaixo, algumas das primeiras imagens já captadas pelo projeto.

Comente com seu facebook

Comentário

Veja também

Sinais do fim: Rússia exibe ao mundo o Satan 2, seu novo míssil termonuclear

No meio de toda a recente tensão entre Estados Unidos e Rússia – com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *