Home / CHIP 666 / Recife rastreia 700 mil celulares para monitorar isolamento social e direcionar ações contra coronavírus

Recife rastreia 700 mil celulares para monitorar isolamento social e direcionar ações contra coronavírus

A prefeitura começou a utilizar sistemas de localização de celulares dos moradores do Recife para coordenar ações de incentivo ao isolamento social, medida considerada uma das mais efetivas para controlar a pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (24), o prefeito Geraldo Júlio (PSB) informou que, ao menos, 700 mil aparelhos serão monitorados. A administração assegurou que não há invasão de privacidade e que os dados coletados não expõem a identidade das pessoas (link https://globoplay.globo.com/v/8427948/).

“É importante salientar que os dados das pessoas estão seguros. Isso é uma ação direcionada ao coletivo, nada individual, para orientarmos as ações para onde as pessoas continuam se movimentando mais. Sabemos que o índice não é 100% fiel, porque mantemos os serviços essenciais funcionando e também temos crianças e pessoas que não têm celular, mas, assim, conseguimos dar alcance específico para cada bairro”, declarou.

A medida foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada na sede da prefeitura, no Centro do Recife, e será implementada por meio de parceria com a empresa recifense In Loco, empresa de inteligência de localização.

“Estamos monitorando, bairro a bairro, com dados coletivos, para saber onde a orientação de isolamento domiciliar está sendo cumprida. Isso permite uma série de ações, porque você conhece os bairros onde isso está sendo adotado. Assim, pode orientar carros de som, enviar notificações por celular e adotar outras ações de comunicação”, afirmou Geraldo Júlio.

A tecnologia, segundo o prefeito, começou a ser utilizada desde o fim de semana. Ele informou, ainda, que um “índice de Isolamento” foi criado. No domingo (22), o bairro do Paissandu, na Zona Oeste, foi o que obteve o maior número de pessoas com smartphones isolados, com 67,42% dos moradores dentro de suas casas.

Ainda de acordo com o prefeito, há, ao todo, 145 ações no plano de contingência montado pela gestão para o controle da pandemia. Uma delas é o uso de 20 carros de som, que circulam pela cidade, emitindo mensagens sobre o novo coronavírus e a importância do isolamento domiciliar.

“Com o Índice de Isolamento, vamos poder direcionar esses carros para os bairros que estão cumprindo menos as medidas. Também podemos enviar notificações, em algum aplicativo que o usuário tenha instalado no celular. Todas as pessoas do bairro para onde direcionarmos receberão o aviso”, explicou o prefeito.

Coronavírus em Pernambuco

Na noite desta terça (24), o estado anunciou que não registrou novos casos do novo coronavírus, permanecendo assim com 42 casos confirmados. Além disso, divulgou mais duas curas clínicas da doença.

Sobre admin

Verifique também

tatuagem quantica

CHIP 666: Bill Gates pede um “Certificado Digital” para identificar quem recebeu a vacina COVID-19

                Bill Gates declarou recentemente no Reddit que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.