Principal / Uncategorized / Exploração da fé – até que ponto?

Exploração da fé – até que ponto?

No tempo de minha meninice, era um leitor cativo do “Mensageiro da Paz” – jornal editado pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Dentre os tópicos deste periódico, um me chamava mais atenção: era o da página de testemunhos de curas e milagres, que ainda hoje é ventilada, nesse mesmo jornal, de uma forma não extravagante.

Talvez aquele antigo desejo de ver maravilhas ainda esteja latente em meu inconsciente, pois hoje, ao assistir o Jornal Nacional ─ edição das 20 horas, sempre que posso, dou minhas passadas pelo canal da Band, que no seu horário nobre exibe o programa “show da fé”. A parte do programa que divulga curas e milagres por este canal de TV tem causado constrangimentos em toda blogosfera, e nem de longe se parece com os testemunhos simples e eletrizantes, que eu lia no jornal evangélico que circulava e ainda circula por todos os recantos do país, a cada quinzena.

Há pouco mais de três semanas, uma chamada desse programa na Band, me fez ficar de cabelo em pé. Poderia ter gravado o inusitado caso, mas na hora, a estupefação fez com que eu esquecesse esse importante detalhe.

Em suma, foi mais ou menos assim o grotesco acontecimento:

─ Meus amigos telespectadores! Daqui a pouco vocês vão ouvir um relato de um grandioso milagre. Deus recuperou instantaneamente a virgindade de uma nossa irmã. Ela está aqui presente, e vai contar tudo ─ diz o eufórico Pastor, esfregando uma mão na outra.

Pulei da “cadeira do papai” em que estava bem acomodado, e fiquei com os olhos arregalados, sem querer acreditar no que estava ouvindo.

O show da fé, nessa noite, foi muito longe no seu somatório de aberrações. Como médico, sei perfeitamente que a virgindade não é só representada pela higidez dessa frágil membrana do órgão sexual feminino. A perda da virgindade é muito mais do que a ruptura dessa simples estrutura anatômica. Se houve o ato sexual, ele se passou numa esfera psico-afetiva mais profunda, envolvendo, é claro, a consciência e a química cerebral do casal. É impossível negar, desfazer ou esquecer aquilo que foi realmente sentido ou vivenciado sexualmente. Recuperar a estrutura himenal não significa, de modo algum, dizer que a virgindade foi restabelecida.

Uma analogia, para melhor entender o que me parece óbvio : o fato de se zerar o indicador da quilometragem do carro usado, não significa que o mesmo se tornou zero km.

Esperei curioso o emblemático caso da recuperação da virgindade, tão bisonhamente alardeado. Tive asco quando ouvi o maior personagem do show falar:

─ Irmã, conte-me como foi essa tremenda cura, que lhe fez ficar virgem de novo! ─ disse ele dando os seus pulinhos e risadinhas características.

Quando vi a mulher, aparentando seus trinta anos, mais encabulada que alegre, com um jeito de quem estava ali sendo explorada de forma hedionda, a adrenalina me subiu, e fiquei altamente indignado.

A pobre irmã tinha se envolvido sexualmente antes de ser crente, mas agora estava a li a apregoar, diante de aplausos, que agora Deus tinha restabelecido a sua virgindade.

A que ponto a exploração da fé chegou. No tempo das minhas leituras dos milagres e curas do jornal Mensageiro da Paz, pelo menos, os grandes feitos da fé eram comprovados com fotos de atestados e radiografias fornecidos por entidades médicas. Tudo bem documentado.

Agora não, tudo se tornou tão banal, que de uma cura ou milagre não se exige mais comprovação científica. Os “predadores” do evangelho não se importam com isso, desde que as falsas curas encham os seus baús com o tesouro que a traça e a ferrugem comem. O Deus deles se mede pelo número de concentrações realizadas. Dizem: “hoje tem espetáculo às 9.00, 11.00, 15.00 e 20 horas”. Com promessas falsas e jargões de caráter apelativo, ludibriam muitas pessoas, as quais são levadas aos locais dos eventos (praças e avenidas), como bois que são conduzidos ao matadouro. Multidões, cada vez maiores, à procura de consolo, se deixam levar pelo ABSURDO das mensagens estapafúrdias e curas de mentira, sempre acompanhadas das costumeiras salvas de palmas para Jesus (digo, Zé Jus)

Acredito que esses vendedores de supostos milagres, caso não se arrependam, um dia, ouvirão Cristo dizer categoricamente:

“[…] Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”. (Mateus 7 : 23)

Por: Levi B. Santos

Comente com seu facebook

Comentário

Veja também

Macron avisa que anunciará seu próprio plano de paz se Trump demorar

Emmanuel Macron e Donald Trump. (Foto: Getty Images) Se o presidente dos EUA, Donald Trump, …

2 Comentários

  1. NÃO FALE MAL DE ERRE ERRE SOARES, DE SILAS MALA CHEIA DE PEDIR MACEDO E TODA ESTES SERVINHOS DE SEU dEUS SATANAS , ESTES MAÇONS SÃO HONESTOSZINHOS SÃO POBREZINHOS COITADOS RICOS SÃO OS MENDIGOS, E CRUUUUUUUUU PACOOOOOOOOOO ESTE JESUS ITALIANO QUE ROMA CRIOU AMA VCS ELE É MILIONÁRIO VIU VENCEDORES ANTES DA LARGADA, POR ISTO QUE VCS DEMONIOS SE RECUSAM EM PRONUNCIAR O VERDADEIRO NOME DO SENHOR O HEBRAICOOOOOOOOOO, SABE AQUELE POBREZINHO QUE NASCEU NUMA MANJEDOURA ERA CARPINTEIRO VEJA O PROPIO SENHOR TRABALHAVA!!!!!!!!! E MONTAVA NUM JUMENTO E PREGAVA A SIMPLICIDADE A HUMILDADE E O DESAPEGO DAS COISAS DO SISTEMA DO PRINCIPE DESTE MUNDO OU SEJA SATANAS, TODOS VCS QUE DÃO COMIDINHA A CÃES GULOSOS QUE NÃO SE FARTAM E 6 COM MEIA DUZIA TUDO ISTO É UMA TREMENDA DE UMA SAFADESA, PORQUE JUNTA A FOME COM A VONTADE DE COMER ELES TE DÃO O QUE VCS QUEREM OUVIR SUAS FALSAS DOUTRINAS, E VCS DÃO A ELES O QUE ELES QUEREM AMOR COM AMOR SE PAGA, PORVENTURA ANDARIA DUAS PESSOAS JUNTAS SE NÃO TIVESSEM DE ACORDO. ISAIAS QUEREM JUSTIFICAREM SUAS INIQUIDADES COM DIZIMOS SUBORNADOS CREIO QUE ISTO É PRA VER SE VCS SE SENTEIREM MELHORES NÉ. ATE UM INDIO SABE QUE O SENHOR NÃO EDIFICOU IGREJAS TEMPLOS ALGUM FEITO POR MÃOS DE HOMENS, TUDO ISTO NÃO PASSA DE POLITICAGEM E NEGOCIOS QUE JA VEM DE MUITO TEMPO PARA DOMINAREM AS MASSAS OS MONOPOLIZADORES, TODOS VCS ESTÃO CONDICIONADOS AO ERRO E ESTÃO FAZENDO ISTO DENTRO DA LEI COM OLIVRO ABERTO. O CHEFINHO DE VCS LUCIFER É PERSPICAZ NÉ LUCIFERIANOS? HA HA HA HA HA HA HA

  2. CARA (LEVI B. SANTOS), ASSISTI ESTE TESTEMUNHO E SE TIVESSES VERGONHA NA CARA FALARIA A VERDADE, TU ÉS MÉDICO MAIS DO QUE CRENTE ?
    POIS TODA A ESTRUTURA QUE PODES ENCONTRAR EM UM CORPO FOI CRIADA PELO MÉDICO DOS MÉDICOS E A MULHER NÃO COMPROVOU COM EXAMES PORQUE TEVE INTIMIDADES COM O MARIDO LOGO APÓS TER RECEBIDO O MILAGRE, E QUEM NÃO SE CONSTRANGERIA AO TESTEMUNHAR ALGO TÃO INTIMO COMO ESTE?
    AINDA CITOU O EVANGELHO, TU NÃO TENS FÉ SE QUER PARA SER NEGOCIADA, COMO TU EXISTEM MUITOS QUE QUEREM APONTAR OS FALSOS PARA TE FAZERES VERDADEIRO, MAS ÉS CALUNIADOR E ACUSADOR, COLOQUE O VÍDEO PARA QUE TODOS POSSAM VER, POIS EU MESMO VI.
    PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS NÃO DÓI EM TI, NÃO É VERDADE?
    SE FOSSES CURADO DE UNHA ENCRAVADA SERIA GRANDE COISA PRA TI ?
    SÓ QUEM TEM É QUEM SABE!
    NÃO COMPACTUO CONTIGO, DISTORCEU O NEGÓCIO PRA TEU LADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.