Principal / Uncategorized / É proibido – O que a Bíblia permite e a igreja proíbe

É proibido – O que a Bíblia permite e a igreja proíbe

É Proibido
O que a Bíblia permite e a igreja proíbe

Quem proíbe: a Bíblia ou a igreja?

A Bíblia proíbe que a mulher evangélica use jóias, batom, calça comprida, ou corte o cabelo? “Sim!”, dirão muitos evangélicos. “Não!”, dirão muitos outros evangélicos.

O grupo dos que dizem sim vai mais além.

Não é permitido:

* bater palmas durante o culto

* ir ao cinema

* ir à praia ou à piscina

* ouvir música não-evangélica

* assistir à televisão

* assistir a jogos de futebol

Afinal, a Bíblia proíbe mesmo tudo isto, ou não há respaldo nas Escrituras para essas proibições?

Após observar e estudar os usos e costumes praticados nas diversas denominações evangélicas brasileiras; após ouvir milhares de jovens em congressos; após traçar o perfil de igrejas proibitivas e não-proibitivas, e observar o testemunho e o comportamento dos membros dessas igrejas, o pastor Ricardo Gondim resolveu escrever este livro.

É Proibido traz, finalmente, para a mesa de debate, um dos temas mais polêmicos entre os assuntos relacionados às igrejas evangélicas em nosso país: até onde alguns homens têm ocupado o lugar de Deus para ditar proibições?

Existem muitas pessoas hoje longe das igrejas evangélicas e totalmente indiferentes à mensagem bíblica por terem sofrido disciplinas e exclusões. Motivo? Foram vistas de lábios ou unhas pintados, de cabelos cortados, usando calças compridas, colar, brincos, jogando bola, soltando pipa ou incorrendo na prática de alguma outra proibição imposta pela igreja que elas freqüentavam. Os líderes evangélicos que excluíram, ou influenciaram decisivamente na exclusão dessas ovelhas do seu rebanho, estariam praticando uma correta e sadia exegese bíblica?

Quando pregamos que a Igreja tem que estar separada do mundo, o que estamos querendo dizer com isto? Em que devemos nos diferenciar das pessoas que ainda não confessaram a Cristo como Salvador? Será que devemos nos levantar da mesa de um restaurante quando virmos que à mesa ao lado está sentada uma pessoa que bebe ou fuma?

Por ter comido com pecadores e publicanos; por ter permitido que seus pés fossem lavados e enxugados por uma mulher pecadora; por ter pregado a sós para uma mulher de Samaria de vida nada exemplar, e por ter morrido entre ladrões, certamente Jesus também seria excluído dessas igrejas.

Quando o Senhor ordenou que fôssemos luz do mundo e sal da terra, estava se referindo a esse desafio de vivermos em um ambiente onde reinam as trevas e a imundície, sem nos deixarmos contaminar por elas. Ele nos instruiu, pois, a influenciar positivamente o mundo com a luz e a preservar com sal aquilo que ainda pode ser preservado.

É sobre este e outros polemíssimos assuntos ligados ao tema geral dos usos e costumes em nossas igrejas, que disserta, de maneira equilibrada e bíblica, o autor deste livro.

O Autor:

Ricardo Gondim Rodrigues, pastor da Igreja Assembléia de Deus Betesda, em São Paulo, é formado pelo Genesis Training Center, na Califórnia, USA, e autor de mais oito livros, entre eles O Evangelho da Nova Era e Santos em Guerra. É casado com Silvia Gerusa Rodrigues. O casal tem três filhos: Carolina, Cynthia e Pedro.

downloadTamanho: 427 Kb
Clique na Caixa

Comente com seu facebook

Comentário

Veja também

Sinais do fim: Rússia exibe ao mundo o Satan 2, seu novo míssil termonuclear

No meio de toda a recente tensão entre Estados Unidos e Rússia – com o …

4 Comentários

  1. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

    Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 1 Pedro 1:14

    De que forma os primeiros cristãos eram identificados ao estarem no meio em que viviam?

  2. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

    DEVEMOS TER MUITO CUIDADO EM DISCRIMINAR ALGUÉM SÓ PORQUE USA CALÇA OU SAIA, ACHO QUE CABE A CADA UM DECIDIR O QUE VESTIR, DESDE QUE NÃO AFETE A HONRA PESSOAL E TAMBÉM NÃO APELE A SEXUALIDADE, PRINCIPALMENTE DENTRO DA IGREJA.

    Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Mateus 10:16

  3. É muito complicado, porque cada um interpreta de maneira diferente a doutrina da bíblia,eu não uso calça, mas o Senhor ainda não me deu um sinal se estou certa ou errada, tenho medo de fazer ago q não agrade o meu Deus!

  4. É muito complicado, porque cada um interpreta de maneira diferente a doutrina da bíblia,eu não uso calça, mas o Senhor ainda não me deu um sinal se estou certa ou errada, tenho medo de fazer ago q não agrade o meu Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *