Principal / Uncategorized / Porque a cada minuto nasce um otário: Enquanto recebia bilhões de dólares anualmente dos EUA para “combater o terrorismo”, o governo paquistanês protegia bin Laden — O luxuoso complexo onde bin Laden se escondeu durante anos ficava a poucas centenas de metros da Academia Militar do Paquistão

Porque a cada minuto nasce um otário: Enquanto recebia bilhões de dólares anualmente dos EUA para “combater o terrorismo”, o governo paquistanês protegia bin Laden — O luxuoso complexo onde bin Laden se escondeu durante anos ficava a poucas centenas de metros da Academia Militar do Paquistão

Greg Cochran me ligou domingo à noite e enquanto saudávamos o sucesso de nossos bravos comandos em lançar vingança contra o homem que matou 3000 americanos há uma década, começamos a nos perguntar sobre o lugar que o presidente Obama mencionou como o lar de bin Laden: Abbottabad.
Não gosto de surpresas desagradáveis, então tentei manter uma atitude cética. No entanto, até eu fiquei chocado em saber onde Osama bin Laden se escondia: em um considerável complexo construído em 2005, exatamente na mesma rua da… Academia Militar Paquistanesa.
(A propriedade de bin Laden é “B” na foto de satélite do Google Maps, enquanto que o portão de entrada da West Point dos paquistaneses é “A”.)

Em outras palavras, enquanto centenas de soldados americanos morriam fazendo buscas por bin Laden nas montanhas da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, nosso suposto aliado paquistanês estava na verdade hospedando ele confortavelmente no coração de seu aparelho de segurança nacional.
E eles coletaram bilhões do contribuinte americano para ajudar a rastrear bin Laden para a gente!
Eu estou horrorizado.
O comportamento dos elementos mais poderosos dentro do governo do Paquistão é mais cínico, mercenário e desavergonhado do que até eu tinha imaginado. Eu supunha que o Paquistão não estava tentando pra valer pegar bin Laden e até que alguns dentro do Estado poderiam estar a seu lado. Mas isto parece muito pior. Isto não é como quando Saddam Hussein foi capturado em dezembro de 2003 em seu buraco de aranha. Osama estava vivendo à larga no coração da elite de segurança no Paquistão.
A classe dirigente paquistanesa sequer tentou fazer parecer que eles não conseguiam encontrar bin Laden.
Como eu talvez já tenha mencionado ao longo dos anos, não tenho dúvidas sobre a estratégia de Washington de Invadir o Mundo / Convidar o Mundo. No entanto, esta notícia surpreendeu até a mim em relação ao quanto fomos feitos de otários pela população local. Nós americanos somos ingênuos demais para jogarmos o Grande Jogo. Estamos totalmente por fora.
“Abbottabad”: que nome é este, afinal?
Este nome vem do Major James Abbott, do exército britânico, que a fundou em 1853 como um lugar bacana e encantador para um quartel militar, o que ele continuou sendo. Como Annapolis para Washington D.C. ou West Point para Nova Iorque, Abbottabad fica nos arredores da capital do Paquistão, Islamabad. Por seu cenário, entretanto, esta pequena cidade aninhada em um vale montanhoso à 4 000 pés de altura se parece mais com a bela Colorado Springs, sede da Academia da Força Aérea.
Esta cidade de 121 000 habitantes é talvez o melhor lugar para se viver em todo o Paquistão. Osama foi acomodado a cerca de uma milha ao norte do Abbottabad Golf Club. Isto não parece lá muito impressionante — até você perceber que há apenas 19 campos de golfe no Paquistão, um país com 170 milhões de habitantes.

O bairro de bin Laden em Abbottabad possui várias instituições educacionais de prestígio além da Academia Militar Paquistanesa, tais como a Escola Militar Burn Hall, o Instituto de Informação Tecnológica COMSATS e um campus da Universidade de Engenharia e Tecnologia NWFP.
Além do mais, o complexo do tamanho de um campo de futebol onde estava bin Laden ficava a algumas poucas centenas de metros a leste de dois hospitais, Jinnah e Margis Arif, que podem ter sido convenientes quando ele precisasse fazer hemodiálise.
(…)
[Fim do artigo original]

Comente com seu facebook

Comentário

Veja também

Sinais do fim: Rússia exibe ao mundo o Satan 2, seu novo míssil termonuclear

No meio de toda a recente tensão entre Estados Unidos e Rússia – com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *