Principal / JESUS CRISTO / Jesus Cristo era Negro?

Jesus Cristo era Negro?

   Black Jesus by Frank Hazen

Em 2004, Jesus Cristo foi eleito o maior ícone negro, de todos os tempos!

Hein? Jesus negro? Sim! 

O jornal New Nation (britânico) elegeu Jesus Cristo como o maior ícone negro, de todos os tempos!

Isso resultou em um debate sobre a cor de sua pele.

O jornal refutou possíveis controvérsias relativas à cor de Jesus. “O cristianismo etíope, que precede o europeu, sempre descreve Jesus como sendo um africano (Justin Onyeka). Apesar de as representações comuns, nas culturas ocidentais, serem de um  jesus loiro, de olhos azuis, e visual hippie, todas as evidências apontam para o fato de que, jesus não poderia ter sido de extração escandinava, e certamente, era um irmão de cor”, disse o jornal (Michael Eboda).

E, será que Jesus tinha cabelo rastafári? Sansão, com certeza, tinha… 

O jornal ainda brincou com muitos dos clichês e preconceitos, enfrentados por negros, afirmando que, entre outras provas de que Jesus era negro está o fato de que ele “chamava todo mundo de irmão e nunca teve direito a um julgamento justo”.

Iyesus Kristos – Iconography of the Ethiopian Church (17th-18th c. Ethiopia)  

A imagem  abaixo – de uma igreja etíope – do Séc. XVII ou XVIII, retrata um Jesus de pele negra, e de cabelo crespo, bem mais de acordo com a possível realidade:

Mosaico de 530 d.C. de uma igreja romana

Parafraseando o Teólogo James Cone, que escreveu sobre o Jesus Cristo negro:  o Cristo americano tem pele clara, cabelos castanhos ondulados e olhos azuis. E, para os brancos, aceitar um Jesus com lábios grossos e cabelo crespo é tão ofensivo, como era para os fariseus encontrar o Messias festejando com os coletores de impostos. Mas, se os brancos querem ouvir ou não (esta verdade), Cristo é preto, com todas as características que são tão detestáveis para a sociedade branca. 

Fato é que, segundo o teólogo citado, é extremamente importante, para os negros, ver Jesus como negro, porque há um monte de imagens de Jesus Cristo branco, quando na realidade, Cristo não era branco, e nem europeu. Isso é importante para o psicológico e para a consciência espiritual dos negros, que vivem em guetos de uma sociedade branca, em que seu Senhor e Salvador se parece com as pessoas que os vitimam. 

Segundo o teólogo e historiador Walter Passos, a enciclopédia de Cambridge afirma que, Jesus (Yeshua) foi um homem preto. [E] o imperador romano: Justiniano II – “O Grande” – teve seu rosto esculpido em uma moeda [de um lado], e do outro [a face] do Jesus (Yeshua) Preto. [O sr. Passos vai além ao dizer que:] a Igreja Católica Romana sabe que Jesus (Yeshua) foi um homem preto, [pois] ela mantém documentos escondidos [que provam isso]. Além disso, a palavra Cristo vem do indiano Krishna, que significa preto. [Por fim], existem provas arqueológicas, em catacumbas romanas, dos primeiros séculos, onde esculpiram um Jesus (Yeshua) Preto,[e podemos encontrar] provas na icnografia católica dos primeiros séculos, e nas catedrais ainda existentes na Europa das madonas pretas”. Veja mais sobre isso, no livro: Afro-reflexões, de Walter Passos, ou acesse o blog dele, em:http://cnncba.blogspot.com.br/2008/04/livro-afro-reflexes.html.

  Muitas imagens, afrescos e mosaicos, das igrejas e capelas antigas, bem como de bíblias bem antigas exibiam imagens de um Jesus negro. Isso porque, os antigos hebreus eram negros, e todos sabiam disso.

Imagem by Sarah Jenkins


Com o passar do tempo, em nosso blog, iremos apresentar provas ou argumentos capazes de comprovar esta verdade ocultada, por algum motivo imoral.

Por hora, veja mais nos tópicos: “Personagens Bíblicos Negros”, “O Rei David NÃO era Branco” e “O Apóstolo Paulo era Negro”, todas de julho e agosto de 2015.

Acesse também, as postagens:

                                                            Veja este vídeo:

                             PROVAS DE QUE YAHUSHUA (O MESSIAS) É NEGRO  

Fontes:

Hadassah Yashurum. Disponível em: http://yahshurun.blogspot.com.br/. Acesso em 31 jul. 2015.  
O blog Hebreu Israelita, que trata de questões religiosas; não vê Jesus Cristo como o verdadeiro Messias.

Black Jesus. Disponível em: http://www.rejesus.co.uk/site/module/faces_of_jesus/P2/. Acesso em 31 jul. 2015.
  
Jornal põe Jesus e Pelé entre principais ícones negros. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2004/10/041027_jesusnegrobg.shtml. Acesso em 31 jul.2015.

http://www.hebreunegro.com.br/

Paz!

Comente com seu facebook

Comentário

2 Comentários

  1. Não acho que Jesus fosse negro, não que eu rejeite essa hipótese. Porém, eu sustento a idéia de que Jesus era moreno, no estilo persa ou árabe. Sobre Davi, ele não poderia ter sido negro, as escrituras dizem que ele era ruivo, e eu nunca vi um ruivo-negro, ao menos, naturalmente.

    Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele (Davi) era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

    1 Samuel 16:12

    Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.

    1 Samuel 17:42

  2. SE É NEGRO OU NÃO,TEMOS QUE ADMITIR QUE ELE É O CAMINHO PARA NOSSAS VIDAS(SALVAÇÃO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *