Principal / Uncategorized / Dinheiro público para a Copa será usado em hotel para IGREJA CATÓLICA

Dinheiro público para a Copa será usado em hotel para IGREJA CATÓLICA

basílica, 450Reprodução/ Santuário de Aparecida

Para BNDES, a “Cidade dos Romeiros” se encaixa nas condições do ProCopa

O Santuário Nacional de Aparecida, instituição da Igreja Católica que administra a basílica de Aparecida, vai receber um empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de uma linha de crédito voltada para obras da Copa do Mundo de 2014.

O empréstimo será de R$ 32,5 milhões e vem do programa BNDES ProCopa Turismo, que tem até R$ 1 bilhão para emprestar a interessados na construção de hotéis. Das 12 sedes do Mundial, apenas seis (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Salvador e Natal) têm estrutura hoteleira considerada adequada à demanda de turistas para o principal torneio de futebol do mundo.

Por meio do departamento de relacionamento com a imprensa, o BNDES explicou que o projeto ProCopa Turismo não é uma exclusividade das cidades-sede. Que o empréstimo não foi concedido a uma instituição, mas a uma empresa com CNPJ, recolhedora de impostos e que apresentou um projeto adequado às regras e condições de financiamento. 

O banco informou também que o ProCopa é uma oportunidade para todos: no caso das cidades, com aumento do potencial de crescimento – na época dos eventos esportivos e também no futuro. Para a instituição federal, uma forma de espalhar geograficamente a concentração de investimentos, com taxas de juros menores e sem intermediários, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes localidades.

Para o BNDES, o programa é destinado também às cidades que não estão ligadas diretamente ao evento. Além disso, o banco não pode discriminar uma proposta que atenda às condições rigorosas do programa apenas por sua origem religiosa.

Um novo polo

Aparecida fica a 168 km de São Paulo e a 259 km do Rio de Janeiro, às margens da via Dutra, a principal ligação por terra entre as duas maiores cidades do país – que devem receber, respectivamente, a abertura e o encerramento da Copa de 2014.

A basílica, maior templo católico do país, recebe milhares de turistas todos os fins de semana, e o hotel, segundo o Santuário, está voltado para essas pessoas. Ele se chamará Cidade dos Romeiros e terá quartos a preços populares.

O Santuário diz, ainda, que não pediu financiamento por meio da linha de crédito voltada à Copa, mas por meio de uma linha tradicional de crédito para hotelaria, chamada de Programa de Incentivo ao Turismo.

O BNDES, no entanto, considerou que poderia enquadrar o projeto no ProCopa Turismo, que tem juros menores e melhores condições de pagamento, por causa da localização geográfica do hotel, que ficaria praticamente “no meio do caminho” entre o Rio e São Paulo.

Procurada pelo R7, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que, embora esteja diretamente ligada à arquidiocese de Aparecida, não está envolvida com o pedido de empréstimo para a construção da Cidade dos Romeiros com dinheiro do BNDES. Segundo a entidade, o projeto diz respeito somente à administração do Santuário Nacional e a CNBB não está envolvida com o empreendimento ou mesmo com suas fontes de recursos.

Comente com seu facebook

Comentário

Veja também

Sinais do fim: Rússia exibe ao mundo o Satan 2, seu novo míssil termonuclear

No meio de toda a recente tensão entre Estados Unidos e Rússia – com o …

2 Comentários

  1. Pergunte a qualquer médio e pequeno empresário se é tão fácil assim fazer empréstimo do bndes.
    Lhes digo que é SEM CHANCE!!!
    Nem o juvenal juvencio conseguiu.
    Eles vão saquear o país igual fizeram os colonizadores!
    Fazer hospital,escola,pronto socorro e etc,não lhes dão lucro,somente no superfaturamento e ainda acham pouco!
    Tiago 5
    Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
    As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
    O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
    Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
    Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
    Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
    Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

    ESTA É A JUSTIÇA EM QUE CREIO!

    • Decorar a biblia e facil moça!ter atitude que e dificil, eu trabalho no santuario e vejo que os padres de la sao mais politicos burgueses do que padres, mas e ai que esta se vc acreditar em tudo que se diz na biblia vc vai virar uma fanatica cega ……………….nao sou catolico e muito menos evangelico que decora a biblia pra falar bonito ……….se eu me lembro bem deus e amor incondicional o resto que as religioes dizem e as igrejas pregam e anatomia barata …………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *