Principal / Uncategorized / Crise na Igreja Universal? Denominação do Bispo Edir Macedo tem queda de 24% de fiéis

Crise na Igreja Universal? Denominação do Bispo Edir Macedo tem queda de 24% de fiéis

Crise na Igreja Universal? Denominação do Bispo Edir Macedo tem queda de 24% de fiéis A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) se encontra em declínio acelerado e só no período de 2003 a 2009 perdeu 24% do total de seus fiéis. Essa informação –divulgada nesta segunda-feira (15) pela Folha S. Paulo — foi extraída da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, que entrevistou 56 mil famílias em todo o país.
Trata-se de um dado preliminar porque os mapas completos sobre as religiões dos brasileiros do Censo 2010 serão divulgados até o final deste ano.
O jornal não divulgou o número absoluto de fiéis da Universal. Mas, de acordo com estimativa divulgada em abril pelo portal R7, é de pelo menos 8 milhões. R7 está ligado à igreja e sua informação, nesse caso, pode estar comprometida.
A fuga de fiéis da Universal está ocorrendo basicamente por dois motivos. Primeiro: surgimento de dissidências religiosas, além do fortalecimento das já existentes, como a Igreja Mundial, e, segundo, o aumento do número de “evangélicos genéricos”.
Os “genéricos” são crentes que não se sentem presos a nenhuma igreja e podem frequentar ao mesmo tempo duas ou mais denominações, incluindo, em alguns casos, a Igreja Católica.
No mesmo período, de acordo com a POF, esses evangélicos aumentaram de 4% para 14%, atingindo quase todas as denominações.
Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.

Comente com seu facebook

Comentário

Veja também

Macron avisa que anunciará seu próprio plano de paz se Trump demorar

Emmanuel Macron e Donald Trump. (Foto: Getty Images) Se o presidente dos EUA, Donald Trump, …

Um comentários

  1. edir macedo tem ki tomar na cara msm e perder…tudooooooooooooooooooooooooooooo

    enganação…fuja da babilonia crentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.